O Que Deve de Saber Antes de Comprar Casa Usada.
A compra de uma casa ou apartamento usado exige atenção redobrada para não ser confrontado num futuro próximo com defeitos ocultos e situações desagradáveis que lhe podem causar grandes transtornos e prejuízos.

Para além das informações dadas no capítulo anterior é necessário que preste atenção aos seguintes aspectos:
ZONAS COMUNS DO EDIFÍCIO
- REVESTIMENTO DA FACHADA
Verifique o estado do edifício, nomeadamente fissuras, presença de humidade, desmembramento de argamassas e recobrimento (reboco), estado da pintura, etc.
Quando o edifício é revestido a mosaico ou pedra. Pode acontecer que algumas dessas peças se tenham soltado. Inspeccione esta situação.
Recomenda-se que as pinturas exteriores dos edifícios sejam limpas, reparadas e repintadas pelo menos de 8 em 8 anos.
Se o edifício onde optar por comprar casa não tiver sofrido estes trabalhos de conservação, é provável que vá ter de suportar, num futuro próximo, a quota parte desse custo.
- IMPERMEABILIZAÇÃO NA COBERTURA
Se optar por adquirir uma casa no último piso, inspeccione a cobertura do edifício (no caso de este ser visitável) e verifique dentro do fogo sinais de humidade e entradas de água.
Em todos os casos, esteja atento a sinais de humidade no tectos, paredes e pavimentos.
- ELEVADORES
Uma utilização indevida por parte dos utentes, assim como uma qualidade inferior destes equipamentos, pode acarretar-lhe custos periódicos que terá que suportar.
Localize a marca do elevador e a empresa que promove as manutenções periódicas e verifique a sua qualidade no mercado.
- VÍDEO PORTEIRO/CAMPAINHA DE ENTRADA
Por uma questão de segurança e comodidade, é sempre importante que o edifício possua estes equipamentos.
Teste o funcionamento da campainha exterior.
O custo de reparação destes equipamentos é normalmente elevado.
- REVESTIMENTO DA ENTRADA E DAS ESCADAS
Verifique o estado dos revestimentos dos tectos, paredes e pavimentos da entrada, assim como das escadas. O estado de conservação desta zona indica, normalmente, a qualidade do edifício.
Um estado não cuidado poderá acarretar que tenha necessidade de comparticipar com os custos.
Patrocinado

HABITAÇÃO PROPRIAMENTE DITA
- PORTA DE ENTRADA DA CASA
Por uma questão de segurança, é imprescindível que a porta de entrada seja reforçada ou blindada, completada com fechadura de duas, três ou quatro encastrações.
- ÁREAS, DISPOSIÇÕES DOS DIVERSOS COMPARTIMENTOS E INSOLAÇÃO SOLAR
Consulte o artigo – O QUE DEVE SABER ANTES DE COMPRAR CASA NOVA – e poderá extrair informação adequada para a sua tomada de decisão.
Tenha em atenção as sombras projectadas por edifícios contíguos que reduzem fortemente a incidência solar.
- REVESTIMENTO DE TETOS E PAREDES
Inspeccione o apartamento e verifique o estado da pintura dos tectos e das paredes, assim como a existência de eventuais fissuras, que lhe podem obrigar a uma nova pintura.
Nas cozinhas e instalações sanitárias é importante aferir se não existem peças soltas ou fissuras, que podem obrigar a substituir, correndo sempre o risco de não haver mosaicos idênticos no mercado.
- PAVIMENTOS
Se os pavimentos das salas, quartos e corredores forem de madeira (soalho, parquet, etc.) afira se estas demonstram zonas de desmembramento (soltos), verifique ainda o estado do envernizamento.
No caso de não se encontrar em bom estado, terá que ser feito um afagamento e um novo envernizamento, o que pode obrigar a ausentar-se da casa até à conclusão destes trabalhos.
- CAIXILHARIAS
Para um bom isolamento térmico e acústico é aconselhável que as janelas possuam vidro duplo.
A existência de uma caixilharia em bom estado é indispensável ao seu conforto.
- INFILTRAÇÕES/HUMIDADE
Observe atentamente na envolvente das janelas, junto à caixa do estore, na intersecção do piso da varanda (quando existe) e o pavimento contiguo e constatará a existência ou não de sinais de humidade ou entrada de águas.
A existência de sinais de humidade é constatável a olho nu, por meio de eflorescências, paredes negras que possam existir nos revestimentos.
A resolução dos problemas de infiltrações/humidade é, por norma, de difícil detecção, pelo que deverá prestar especial atenção a esta situação.
- INSTALAÇÕES DE ÁGUAS E ESGOTOS
A tubagem de água em chumbo não é recomendável por provocar graves danos à saúde das pessoas. Assim, se adquirir uma casa com tubagem de águas em chumbo é aconselhável que proceda à sua substituição por outro tipo de tubos, nomeadamente, substituindo por tubagem tipo “PEX”, não necessitando, neste caso, de destruir as paredes em reparações futuras.
As tubagens em aço galvanizado possuem uma vida útil entre 15 a 25 anos.
Com o decorrer da utilização, este tipo de tubagem começa a dar problemas nas zonas roscas (ligação de dois tubos, ou de um tubo com um acessório).
Quando a tubagem é em “PEX”, está salvaguardada uma vez que esta permite a substituição sem necessitar efetuar quaisquer trabalhos de construção civil.
A forma mais eficaz de verificar o escoamento dos esgotos é abrindo torneiras e aferindo, deste modo, o seu adequado funcionamento.
As torneiras são acessórios sensíveis que necessitam, periodicamente, ser afinadas. Verifique o seu correto funcionamento.
Para um bom conforto é imprescindível que existe uma boa pressão de água. Para testar, basta abrir totalmente a torneira.
- POTÊNCIA ELÉTRICA
Uma potência eléctrica insuficiente pode provocar incómodo e desconforto na utilização da habitação, provocando quedas de tensão quando se utiliza, simultaneamente, diversos equipamentos.
O encargo para o consumidor é tanto maior conforme a potência disponível, potência essa que deve variar de acordo com o tipo de habitação (gama baixa, média e alta) de 6,6 kv a 19,8 kv e em função dos equipamentos eléctrico de que dispõe.
- LOIÇA SANITÁRIAS
Verifique o estado das loiças sanitárias, nomeadamente o escoamento das banheiras, duches e o funcionamento do autoclismo.
Um fogão de sala executado incorrectamente pode provocar graves transtornos aos utilizadores, nomeadamente por não proporcionarem uma adequada extracção, assim como permitirem uma adequada extracção, assim como permitirem a introdução de fumos de outros apartamentos. Faça um teste. Verifique se o fumo de uma vela, por exemplo, é imediatamente extraído.
- INSTALAÇÕES DE GÁS
Verifique se a alimentação de gás se faz por meio de botijas ou gás canalizado. A alimentação em botijas provoca grande desconforto aos utentes.
- EXTRAÇÃO DAS COZINHAS E INSTALAÇÕES SANITÁRIAS
Teste a extracção da cozinha, nomeadamente, com um fósforo ou isqueiro. Se a chama indicar o sentido ascendente é porque a extracção é adequada. O mesmo teste pode ser realizado nas instalações sanitárias.
- ESTORES
Proceda ao funcionamento de todos os estores (quando existem) e verifique o estado e a qualidade da fita, se for o caso, ou da parte eléctrica. Uma fita de qualidade deverá estar reforçada nas faces opostas.
- FUNCIONAMENTO DAS PORTAS
Inspeccione a abertura e o fecho de todas as portas, rodando as fechaduras, em estado aberto e fechado.